domingo, 6 de abril de 2008

Alimentos e Sono

É provável que todos nós já tenhamos notado que ficamos particularmente mais sonolentos ou mais energéticos depois de ter ingerido determinados alimentos. Isto acontece porque certos alimentos têm um impacto na nossa actividade ou inactividade, isto é, alguns fazem-nos ficar mais despertos, enquanto outros fazem-nos ficar mais sonolentos. Aqui estão alguns exemplos de alimentos que podem afectar o sono:

-Alimentos ricos em hidratos de carbono, como massa ou pão, fazem-nos sentir mais sonolentos;
-Os hidratos de Carbono combinados com proteínas induzem muito bem o sono, como tostas com manteiga de amendoim, leite com cereais, entre outros…;
-Uma grande refeição pode fazer sentirmo-nos cansados;
-A cafeína faz-nos sentir mais energéticos;
-O álcool tem um impacto inicial de sono e relaxamento, mas passado algum tempo têm efeito contrário, inibe o sono, impede o sono profundo.

4 comentários:

Ana Rita Nicola | Rita Neto | Alexandre Santos disse...

O artigo tem bastante interesse, mas podiam dar mais exemplos desse tipo de alimentos.
Esta um blog bem apresentado (temos de dizer isto aqui que ja fecharam a sondagem), gostamos particularmente da imagem da mão, alem das fotografias dos autores deste blog.

AnaDaniela disse...

Se o leite com cereais induz o sono então porque é tão aconselhada a sua ingestão ao pequeno-almoço? É que por acaso bebo sempre leite com cereais ao pequeno-almoço e ando sempre com sono. Será que posso considerar uma influência do meu pequeno- almoço?

Nutrição Descascada disse...

há de facto alimentos que nos fazem ou não estar mais activos. O café sem duvida que nos tira o sono, contudo o alcool achei que era precisamente o contrario.. ou seja, primeiro estavamos muito despertos e depois im vinha o sono xD*

Anónimo disse...

É tudo uma treta