terça-feira, 15 de abril de 2008

Está finalmente provado que comer devagar reduz, de facto, o apetite




Há mais de 30 anos que os nutricionistas têm vindo a dizer que comer devagar pode ter um efeito directo na redução da ingestão de alimentos. No entanto, até agora, nunca existiu um suporte científico que apoiasse esta teoria.

Foi em 1972 que esta ideia surgiu pela primeira vez por Kathleen Melanson, professora da Nutrition and Food Science at the University of Rhode Island. Kathleen argumentou que, ao comermos devagar, damos tempo ao organismo para desenvolver a sensação de estarmos saciados, o que vai fazer com que acabemos por comer menos. A partir daí esta ideia tornou-se senso comum, apesar de não ter sido comprovada cientificamente.

No entanto, um estudo desenvolvido recentemente, consegue, aparentemente provar que esta teoria está certa. Neste estudo, 30 mulheres foram postas à prova em duas situações diferentes. Em ambas as situações foi-lhes dado um prato de massa do qual podiam comer o que quisessem. Na primeira vez foi-lhes dito para comer depressa e, no total foram consumidas 646 calorias em 9 minutos. Da segunda vez foi-lhes pedido para comer pausadamente e acabaram por consumir apenas 579 calorias em 29 minutos. Com estes resultados, a Dra. Melanson, líder deste estudo revelou “ os sinais de satisfação precisam de tempo para se manifestarem. E não só estas mulheres consumiram menos calorias quando comeram mais devagar como também tiveram uma melhor sensação de satisfação nos momentos que seguiram a refeição. Tudo isto sugere os efeitos benéficos de comer mais devagar”.

1 comentário:

Alexandra Pereira & Ana Rita Lemos & Marta Rola disse...

Já a minha avó dizia o mesmo ao meu pai!! O facto de se comer devagar estar relacionado com a redução do apetite tem realmente lógica, afinal o nosso cerebro precisa de tempo para processar a informaçao!! Além disso comer devagar permite-nos saborear melhor os alimentos...

Continuação de bom trabalho :)