domingo, 27 de abril de 2008

ASAE alerta: óleo de girassol importado da Ucrânia potencialmente contaminado

A ASAE (Autoridade de Segurança Alimentar e Económica) confirmou nos últimos dias a entrada em Portugal de óleo de girassol ucraniano, potencialmente contaminado com óleo mineral. Feito isto, desaconselhou os consumidores a consumir este produto.
A contaminação deste óleo de girassol foi reportada pela Rede Europeia de Alerta Rápido, tendo já sido suspensa a sua venda em França e em Espanha. A ASAE recomenda portanto a suspensão do consumo deste produto por não conseguir identificar a totalidade das marcas e lotes nacionais que podem conter contaminações. Caso já tenha sido consumido, a ASAE informa que o mesmo não representa qualquer risco acrescido para a sua segurança e saúde, face ao baixo nível de contaminação até agora conhecido.Uma parte significativa das quantidades conhecidas de produto que se encontra inserida no circuito comercial em Portugal já se encontra bloqueada e a sua venda terá sido suspensa, não estando disponível na cadeia alimentar. A ASAE vai recolher também amostras representativas de óleos comercializados em Portugal, para posterior análise
no seu Laboratório de Segurança Alimentar.

1 comentário:

Água na Boca disse...

Já tinha lido a notícia mas acho interessante que a tenham introduzido no vosso blog. Acho que á importante alertar as pessoas para esse facto e esta é uma boa forma de o fazer.

Continuem o bom trabalho...